Olá amigos,

Depois de umas férias merecidas estou de volta e vamos abordar nessa newsletter um assunto simples, importante e divertido, que você só vai sentir falta, quando for precisar de verdade: dar nós de maneira eficiente.

No nosso dia a dia, são várias as chances que a gente tem pra usá-los, como amarrar um cadarço de tênis (que a gente já treinou tanto, que nem pensa mais), amarrar a prancha ou caiaque em cima do carro, a cordinha do varal ou até a sua rede no acampamento.
É uma brincadeira que vicia e depois que você entende o principio deles, se torna bem mais fácil. Até lá, é claro que requer um pouco de treino. O que eu recomendo para os alunos (e eu mesmo faço), é sempre deixar uma cordinha à mão e ficar praticando.

O princípio básico dos nós é a simplicidade: eficiente, fácil de fazer e fácil de desfazer. Tão importante quanto saber executá-los, é saber quando aplicá-los. Vamos comentar aqui sobre 3 nós básicos e suas aplicações, que vão te suprir em 85% dos casos:
o Lais de Guia, a Volta do Fiel e a Volta do Ribeira.

Volta do Ribeira – é um nó feito para começar a prender a corda em algum lugar e mantê-lo sob tensão, como um tronco, por exemplo. (não serve pra esticar a corda, ou prender a última ponta dela.) Ele é muito simples de fazer e desfazer e é bastante eficiente. Ele forma uma alça estrangulante e o próprio atrito das cordas entre si e o tronco, faz com que não corra. Se a corda for de material que ofereça um certo atrito (sisal, nylon, etc.), 3 voltas já é o suficiente. Se for de material que escorrega (como aquelas plásticas azuis, etc.) é bom garantir mais voltas. Pode ser usado pra começar a amarrar a cordinha do toldo da sua rede, numa árvore. Clique aqui para ver um site que demonstra passo a passo.

Lais de Guia – um nó muito usado em resgate e usos variados. Ele forma uma alça que não estrangula e geralmente é usado pra prender uma corda a algum lugar, ou a um ilhós. Pode ser usado pra fixar a primeira ponta da corda no rack do carro, pra amarrar algo, ou no ilhós do toldo pra esticá-lo. Demonstração passo a passo, clique aqui.


Volta do Fiel – é um dos nós mais usados e com múltiplos usos. É usado pra prender a corda em algum lugar, para terminar uma amarração. Pode-se fazer a última passada alceada, para ficar mais fácil de soltar, depois de tensionada.
Passo a passo, clique aqui.

Abraços e até a próxima newsletter,

Christian Fuchs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *