Você já parou para pensar o que acontece quando o pernilongo pica alguém, além de deixar uma irritação na pele?

As imagens impressionantes deste vídeo mostram a ação de um pernilongo no momento em que ele pica, só que de um angulo diferente, a câmera foi instalada por baixo da pele de um rato e foi possível observar que o ferrão do pernilongo é flexível, facilitando o acesso do mesmo ao vaso sanguíneo.

A principio o seu ferrão parece único mas é dividido em duas partes, uma é responsável por sugar o sangue e a outra é para injetar uma enzima anticoagulante, que é a causadora da irritação na pele que tanto nos incomoda. Uma curiosidade é que somente a fêmea pica, já o macho alimenta-se do suco das plantas.

Nesse outro vídeo mostra a fêmea picando uma pessoa, é possível notar o quanto seu abdomem se dilata conforme ela vai sugando. Em média cada uma consome entre 1,5 e 4,2 mm³ de sangue, mas fique tranquilo pois uma pessoa tem por volta  tem 6 litros de sangue que equivalem  6.000.000 mm³, então seriam necessários três milhões de mosquitos sugando uma mesma pessoa ao mesmo tempo para acabar com todo o seu sangue.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *