Poucos são os homens brancos cientes que foram os Índios sul-americanos que inventaram muita coisa que adoramos e usamos hoje em dia: o futebol, o preparo da mandioca, as redes de dormir e as mochilas cargueiras, são alguns dos exemplos, além de muitas outras invenções criadas pelos indígenas no ritmo da natureza, de maneira sustentável e ecologicamente responsável.
Os índios desenvolveram diversos modelos de bolsas e mochilas feitas com folhas e cipós trançados.
As mochilas cargueiras são feitas de trançado de cipó Titica ou o Ambé. Ambos são rígidos o que torna a mochila mais resistente possibilitando carregar a caça, frutas ou até mesmo uma criança.
Uma técnica empregada pelos índios é produzir as mochilas enquanto os cipôs ainda estão verdes, assim ela vai adquirindo aos poucos maior resistência com o envelhecimento.
Apesar de nosso desconhecimento e falta de orgulho por estas genialidades, usufruímos muito destas invenções hoje em dia. Tamanho antagonismo foi o que motivou Andrea Bandoni a fazer um trabalho extenso de pesquisa para descobrir e documentar como estes preciosos objetos são construídos e fez nascer o livro Objetos da Floresta.
Para saber mais sobre essa surpreendente e equilibrada relação entre o homem e a natureza basta ler o e-book bilingue que esta disponível gratuitamente neste link: objetosdafloresta.com
– Fotos e vídeo extraídos do Livro Objetos da Floresta
Excelente artigo como sempre no Blog da Kampa!
Valeu por compartilhar isso e por compartilhar essas excelentes fotos!
Abraços!
O jogo com bolas, precursor do futebol, foi criado pelos Aztecas, habitantes da região onde hoje é o México. O México fica na América do Norte…
Paulo, há controvérsias:
http://esportes.terra.com.br/futebol/documentario-defende-que-indios-guaranis-inventaram-futebol,e2d80d07d46a7410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html
Bons passos,
Odair