Massa crítica é um evento que iniciou em São Francisco nos EUA em 1992 onde algumas pessoas resolveram convocar os ciclistas para se encontrar em uma determinada praça da cidade as 6h da tarde da sexta-feira. Esperaram até juntar pessoas suficiente ( Massa Crítica) para sair pedalando pela cidade, sem rumo e “atrapalhando” o trânsito. Opa, mas espera lá, disse um deles: “Nós não estamos parando o trânsito, nós somos o trânsito.”A Massa Crítica acabou assim atraindo cada vez mais ciclistas, toda última sexta-feira do mês. Como não havia líderes, a polícia que recebia inúmeros protestos dos motoristas enfurecidos não podia prender ninguém. Resumindo, os governantes acostumaram com a idéia e criaram condições para São Francisco se tornar um paraíso ciclístico, com cliclovias, estacionamentos de bike e muita gente deixando o carro em casa e indo para o trabalho de bike.
No Brasil temos um movimento parecido que é a Bicicletada, basta entrar no site e verificar a agenda. Eu pretendo estar lá na próxima, com minha bike.

A seguir dois vídeos, o primeiro sobre um Massa Crítica em Budapest na Hungria. Dizem que consegue reunir mais de 50 mil bikes.

Este é muito engraçado e foi feito na cidade de Lubeck na Alemanha. Assistindo-o me deu a idéia de fazer o mesmo na praça Panamerica em São Paulo, alguém me acompanha? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.