Manifesto Auto ReparoReciclar é coisa do passado, o ideal agora é reutilizar. Muitas vezes em nossas casas encontramos diversos objetos guardados em caixas velhas, gavetas, sotãos, garagens e etc. Apenas estão lá porque quebraram ou tiveram algum defeito e rapidamente foram substituídas por novos produtos.

Entretanto, se parassemos para pensar que há outras soluções para estas coisas, como tentar consertá-las. Dessa forma ajudaremos:

# O meio-ambiente, pois reparando nossas coisas evitamos o gasto de energia na reciclagem, diminuímos o consumismo e não acabamos com os recursos naturais do planeta.

# A economizar nosso dinheiro, consertar é grátis. Quando conseguimos fazer nós mesmos economizamos muito mais dinheiro do que substituindo por coisas novas.

# O nosso conhecimento, reparando nossos objetos aprendemos as algumas noções de engenharia e conseguimos conhecer detalhadamente o aparelho, melhorando seu rendimento.

Essas ideia são defendidas pelo manifesto de auto-reparo. Criado pelo grupo “I Fix It”, que disponibiliza manuais de diversos produtos em seu site, para você realizar seu próprio “auto-reparo”.
E agora que tal pegarmos as coisas quebradas e reaproveitá-las?
Um exemplo no Brasil de oficina de auto-reparo é a Mao na Roda, um projeto que acontece toda quinta e estimula as pessoas a aprender a realizar sozinhas reparos na sua bicicleta.
Para imprimir estas dicas, copiar e distribuir para amigos e funcionários da sua empresa, baixe o arquivo em pdf traduzido para o português e pronto para a impressão clicando no link : Manisfesto de auto-reparo

Para saber mais:  “I Fix It”

One Reply to “Manifesto de Auto-Reparo”

  • Báh,
    Sobre isto há muito para aprendermos. Temos que reaproveitar/reformar tudo o que der. Sempre fui desta opinião com meus apetrechos, mas agora vêm o reforço da idéia de preservação do meio ambiente. O planeta já não dá mais conta de fornecer tanta matéria prima, temos que reutilizar.
    Aqui na Guenoa mesmo, antes de vender, pergunto sobre a necessidade dos clientes, e se não querem dar um jeito de usar mais umas vezes ou consertar o que está ruím… Pergunto se querem levar sacola de papel, ou se levam na mão mesmo, ou se ainda querem deixar na loja a embalagem do produto…
    Reciclagem é para depois que o lixo já foi gerado. Temos que evitar as quantidades exageradas de lixo que produzimos. Temos que reduzir o consumo, até das próprias embalagens, que agora vêm com tudo, até para uma caixa de fósforo se coloca uma sacola plástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *