Kampa Investe em Cursos de Educação Ambiental

Em 2023 a Kampa com o objetivo de retribuir à sociedade tudo o que ela nos proporcionou, criamos em parceria com a Milla Expedições o curso gratuito de Instrutores de Mínimo Impacto na Natureza da ONG Leave No Trace.

Para quem não sabe o que é a ONG Leave no Trace vale a pena um breve histórico:
Em 1987, foi criado um programa “sem rastos” para as viagens em zonas selvagens e de interior pelo U.S. Forest Service, o National Park Service e o Bureau of Land Management que distribuíram em conjunto um panfleto intitulado “Leave No Trace Land Ethics”. Em 1990 a National Outdoor Leadership School (NOLS) foi recrutada para desenvolver uma formação prática, baseada na ciência, de educação de mínimo impacto em resposta ao aumento significativo de visitantes em áreas naturais e parques. Com mais pessoas explorando esses espaços, houve uma necessidade crescente de educar o público sobre como minimizar seu impacto ambiental. O objetivo era garantir que essas áreas pudessem ser apreciadas de forma sustentável, preservando a beleza e a integridade dos ecossistemas para as futuras gerações. Estas formações resultaram no programa nacional de educação “Leave No Trace”, que se tornou a base para a fundação em 1994 da ONG Leave No Trace Center for Outdoor Ethics, dedicada à promoção de práticas sustentáveis e responsáveis ao ar livre. Desde então, tornou-se uma referência global em educação e conscientização sobre a preservação ambiental.

Ao oferecer este curso gratuito sobre as técnicas de Mínimo Impacto na Natureza estamos retribuindo à sociedade o apoio que sempre tivemos da comunidade. Esta iniciativa pretende sensibilizar as empresas ligadas ao mercado de aventura para apoiar os cursos de técnicas de mínimo impacto na natureza. Essa abordagem se baseia na premissa de que, como parte da indústria que se beneficia dos ambientes naturais, essas empresas têm a responsabilidade de retribuir à natureza. Oferecer cursos gratuitos não apenas democratiza o acesso ao conhecimento de preservação, mas também cria uma base mais ampla de defensores ambientais. Essas pessoas, capacitadas com as habilidades de mínimo impacto, não apenas irão aproveitar a natureza de maneira mais responsável, mas também se tornarão embaixadoras ativas da conservação.

“O gerenciamento das áreas selvagens envolve 80-90% de educação e informação e 10% de regulamentações” Max Peterson, chefe do Serviço Florestal dos EUA

Esta frase acima nos motivou a investir na educação ambiental através de cursos de Mínimo Impacto na Natureza da LNT. O nosso primeiro curso de instrutores aconteceu em Set/23 com 10 influenciadores digitais que totalizando são capazes de compartilhar o conhecimento para mais de 140 mil seguidores. O portal Aventure Box fez um relato de como foi este curso neste artigo.
A experiência foi tão gratificante que em abr/24 organizamos o 2° curso e desta vez optamos por escolher 5 gestores de Unidades de Conservação e 5 guias de atividades ao ar livre. Mais uma vez o entusiasmo dos participantes nos contagiou e pudemos vivenciar uma rica e intensa troca de experiências:

Foto 2o curso Instrutores Mínimo Impacto
2° Curso de Instrutores Mínimo Impacto

Neste mesmo mês junto com algumas empresas do mercado como a Curtho, Gear Tips, Go Outside e Outward Bound Brasil criamos um cartaz com os 7 princípios de Mínimo Impacto na Natureza. Para baixar o cartaz e imprimir clique aqui.

O terceiro curso aconteceu em Ago/24 e misturamos novamente gestores com guias. Foi outra experiência marcante que resultou em um vídeo que conta um pouco de como é um curso como esse:

 

Agora em outubro, fomos entrevistados pelo jornal Folha de São Paulo em uma matéria sobre como os cursos de Mínimo Impacto estão sendo benéficos para a natureza, o que gerou um artigo publicado no dia 02/out. Para ler o artigo completo clique neste link Artigo Folha, se você não é assinante clique neste outro link: Da natureza nada se leva, e nela nada se deixa.

E por último a novidade é que acabamos de fazer uma parceria com a Geartips e através do programa Capacitar estaremos ainda este ano patrocinando mais dois cursos totalmente gratuitos: um exclusivo para guias que atuam na Serra Fina e outro destinado aos praticantes do Sobrevivencialismo.
Desejamos que em 2025 possamos continuar proporcionando essa instrução para muito mais pessoas com objetivo de compartilhar estes conhecimentos e assim criar um impacto positivo e duradouro na natureza.

Confirar outros conteúdos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Precisa de ajuda?