Dicas para o ciclista urbano

Seja visto: motoristas costumam não enxergar as ruas tão bem quanto você, andam em velocidades mais altas do que a sua e tem veículos mais perigosos que o seu. Use luzes e refletivos (principalmente à noite) e tente se comunicar visualmente com os condutores.
Conheça seu caminho: Prefira ruas tranquilas e redobre a atenção caso necessite passar por uma avenida ou por um caminho que não conhece. Experimente e descubra o seu caminho antes de torna-lo parte da sua rotina.
Não ande na contramão: você atrapalha outros ciclistas e pode surpreender motoristas, colocando a sua vida ou a de outra pessoa em risco. Quando uma contramão é a única alternativa para evitar uma avenida ou trecho perigoso, dê preferência a quem está na mão certa ou siga desmontado pela calçada.
Evite andar na calçada: muitas vezes as ruas parecem e são realmente perigosas. Caso não se sinta à vontade para andar junto com os outros veículos e precise ir pela calçada, respeite e dê total preferência ao pedestre ou siga desmontado da bicicleta.
Seja o trânsito: bicicleta na rua é um veículo e você deve encara-la como tal. Não precisa competir com os carros, basta antecipar-se às reações dos demais condutores, ser prudente e garantir o seu espaço de deslocamento (geralmente 1/3 ou ½ pista). O fluxo é algo bastante previsível para um ciclista atento, especialmente em caminhos conhecidos.
Descubra a melhor bicicleta para você e cuide bem dela: realizar a manutenção da bicicleta e contar com um veículo de qualidade e regulado também ajuda a evitar acidentes, além de melhorar a sua experiência nas ruas.
Vá com calma: andar de bicicleta no trânsito de uma cidade como São Paulo exige mais do que ter força e resistência para girar os pedais. Conheça o caminho, os limites do seu corpo e a dinâmica do trânsito antes de achar que vai conseguir ir para o trabalho todos os dias de bicicleta.
Pratique a educação e o respeito: em São Paulo, o caminho do ciclista urbano passa pela experiência de compartilhar a rua com veículos automotores. Motoristas muitas vezes não entendem ou não enxergam que colocaram a sua vida em risco.
Evite descarregar a sua raiva ou susto caso deseje avisa-lo da situação, prefira a conversa. Dividir o espaço com educação e respeito é a única forma possível de convivência no trânsito.
Quando você é um motorista:
#.. Respeite o ciclista e na rua e dê preferência ao pedestre na travessia.
#.. Ande devagar e sinalize as suas conversões e mudanças de faixa.
#.. Mantenha distância e reduza a velocidade ao ultrapassar bicicletas.
#.. Nunca estacione sobre a calçada ou faixas de pedestre.
#.. Evite usar vidros escuros e falar ao celular
#.. Dê carona e use racionalmente o carro.
Para imprimir estas dicas, copiar e distribuir para amigos e funcionários da sua empresa, baixe o arquivo em pdf pronto para a impressão clicando no link abaixo:
Pedalar pela Cidade
Fonte: www.ciclocidade.org.br