Você que pretende fazer uma cicloviagem com certeza irá precisar de um alforje, e se ele for impermeável melhor ainda. Vimos algumas fotos de um alforje feito de balde de margarina e ficamos curiosos para saber se esse treco funcionava e como seria o “faça você mesmo”. Descobrimos que a Malu Bruder, integrante do lindo e inspirador projeto Balanceando, esta viajando desde Set/14 com um alforje deste tipo e ela nos garantiu que além de impermeável é feito com material reciclado. Pedimos à ela para escrever um pouco sobre esta genialidade e ela nos atendeu prontamente.
Com vocês Malu e seu alforje “All Happy Day”:
“Antes de sair para minha atual viagem de bicicleta comecei a pesquisar sobre alforjes, estava começando uma viagem longa e os dois alforjes de nylon que eu já tinha não seriam suficientes para acomodar todo o equipamento necessário. Queria que os alforjes fossem impermeáveis porque nas minhas cicloviagens anteriores não achei nada prático manter tudo em sacolas plasticas e em caso de chuva forte sempre acabava umedecendo alguma coisa.
Pesquisando vi que o modelo mais recomendado era um alforje alemão que a maioria das pessoas dizia ser durável e impermeável, mas antes de compra-lo pensei junto com a minha prima, que esta viajando comigo, em tentar construir um alforje com materiais recicláveis. Foi ai que eu encontrei na internet diversos modelos feitos com recipientes plásticos quadrados ou retangulares com tampas.
Procuramos esses recipientes em restaurantes e lanchonetes e conseguimos uns de maionese e de gengibre, também conseguimos uma caixa retangular de sabão em pó. No Brasil é muito fácil encontrar caixa de margarina com tamanho ideal (15 kg) e tampa. Com a ajuda de alguns tutoriais na internet tivemos ideias de como fazer o encaixe do alforje com ganchos no bagageiro da bici.
Para fazer os ganchos utilizamos umas dobradiças de prateleiras que já tínhamos em casa, elas sustentam a caixa na sua parte superior. Entortamos a dobradiça em formato de gancho de acordo com a espessura dos nossos bagageiros para poder encaixa-los. Antes de fixar os ganchos verifique a distancia entre o balde e os pedais para que os pés não batam no alforje quando pedalar. Os ganchos também podem ser comprados prontos ou podem serem feitos com chapa de metal.
Para aumentar a resistência, colocamos chapa de alumínio dos dois lados do balde no lugar onde perfuramos e colocamos os parafusos que fixaram os ganchos. Escolhemos trabalhar com parafusos e chapas de alumínio por ser um metal mais leve do que o ferro e porque não enferruja.
Para firmar os alforges nas bicicletas, além dos ganchos, utilizamos fita na parte de baixo para deixa-los junto da bicicleta e um elástico passando pela tampa e fundo do balde para que o gancho não solte para cima quando a bici pular. fitas e os elásticos fazem com que montagem do alforje não seja tao rápida, mas são raras as vezes que tiramos da bike. Se o elástico tiver bem esticado nem e preciso tirar os baldes quando o pneu fura.
Estamos viajando com os alforjes desde setembro/14 e eles estão aguentando muito bem, são realmente impermeáveis e são bem resistentes, já aguentaram muitas quedas da bike quando estacionada, muita trepidação de paralelepípedo e pedras soltas e muitos suspiros nas montanhas e vales do Parana, Paraguay, Mato grosso do Sul e agora na Bolívia.
Estou muito feliz com a escolha de ter reaproveitado os baldes que iriam para o lixo e não ter pago o preço do alforje alemão. Estamos viajando em grupo e contagiamos quase todos que agora estão usando baldes de margarina como alforje. Já encontramos outros cicloviajantes que utilizaram galoes plásticos, cortaram a parte de cima e montaram uma tampa, o lance é usar a criatividade e reaproveitar os materiais.”
Beijos e boas pedaladas,
Malu Bruder
Para saber mais sobre o Balanceando:
www.facebook.com/balanceandoo
Todas as fotos deste post são de autoria de Balanceando
10 Replies to “Como Fazer Seu Próprio Alforje”
Caso não tenha familiaridade com ferramentas e deseje comprar um alforge novo, indicamos um fabricante nacional de alforjes: http://www.ararauna.esp.br/ #DicaKampa
Oi Palmieri! Vocês conhecem os alforjes da Aresta? Utilizamos eles em nossa última viagem e é um produto sensacional! Empresa responsável e brasileira, fica mais uma opção além da Ararauna: http://www.arestaequipamentos.com.br/
E que post sensacional! Um parabéns ao pessoal do Balanceando e da Kampa por abrir esse espaço!
Obrigado pela dica da Aresta Ismael.
Se souberem de mais algum fabricante nacional que produzem alforge para cicloturismo avisem!
Abraços e grato pelo elogio
Achei muito legal esta ideia, inclusive me decidi a colocá-la em pratica, porém…
Faz mais de três meses que procuro estes baldes “quadrados” e não encontro! Quando vou perguntar em restaurantes, panificadoras e outros lugares, as pessoas ficam me olhando com cara de espanto, pois nunca ouviram falar do tal balde “quadrado”!
Moro em Rondonia, e aqui ta difícil…
Olá Othoni,
Tenta descobrir qual tipo de comércio ai na sua cidade que usa muito margarina deste tipo ou similar: http://goo.gl/gqZ2Cv
Abraços e boa sorte,
Palmieri
meu kit long tail , já tem as bandejas na altura do eixo , suportam facil 100kg de cada lado, e p prender o alforge, tem uma sub barra que n pegar na barra de cima que pode ter outras cargas, o legal dele que serve em qualquer bike, de pref 26″ de cromoly ou aço
Postei no youtube uma alternativa para prender o balde apenas com corda. Andei bastante em estrada com pedras e ficou bem firme.
Espero ter contribuído. https://youtu.be/PsCjjtSH-Zg
Muito bom Daniel. Que baita contribuição!
Parabéns.
Outra marca nacional é a Saikoski (procure no Facebook).
Namorei os Arara Una meses e agora eles estão na minha sala, ainda no plástico, embalados para instalar. Depois de conhecer esses de balde, não vou ter o mesmo prazer ao colocar os Arara Una na bici.
Usa balde de tinta. Dá certo. Já fiz um par.