Todos sabemos que não existe nada melhor que deitar em uma rede no final de tarde e relaxar balançando suavemente sobre ela, mas você sabia que esse movimento de vai e vem da rede melhora a sua qualidade de sono?

Divulgação Kampa
Divulgação Kampa

Segundo cientistas suíços e franceses este movimento suave do “vai e vem”  ajuda não só na qualidade de sono mas também a dormir com mais facilidade. O estudo ocorreu com 12 voluntários do sexo masculino, eles tiveram que tentar tirar um cochilo em camas e depois em redes, enquanto todos seus movimentos oculares e cerebrais eram monitorados.

As mulheres foram excluídas da pesquisa por conta de seu ciclo menstrual poder alterar os resultados eletroencefalograma, segundo os cientistas.

Já todos os homens e foi notavelmente observado que o tempo em que demoraram para cair no sono na rede foi muito mais rápido que na cama fixa, além de o sono ser muito mais profundo. Tanto na cama quanto na rede foi estipulado um tempo de 45 minutos para os participantes tirarem seus cochilos.

Segundo o cientista Michel Muhlethaler, da Universidade de Genebra: “Observamos uma transição ao sono mais rápida em cada um dos indivíduos que estavam no modo ‘rede’, um resultado que sustenta a noção intuitiva de que o sono é facilitando quando associado a este procedimento de vai e vem”

A cama de balanço também teve um efeito prolongado na atividade cerebral, aumentando as oscilações mentais e a irrupção da atividade conhecida como eixos de sono. Estes efeitos são consistentes com uma atividade neuronal mais sincronizada, característica do sono mais profundo. A pesquisa foi pulicada na Current Biology.

Foto: Cunha
Divulgação Kampa

Fonte: ABC Science

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *