Nos últimos meses esta ocorrendo uma epidemia de mosquitos que transmitem a Dengue na região sudeste, principalmente em São Paulo e uma das possíveis causas deve-se ao mal armazenamento de água por conta da crise hídrica.
Por isso decidimos procurar um método de controle eficiente, barato e ecológico para termos aqui na Kampa. Depois de muita pesquisa encontramos uma armadilha feita de garrafa PET. Ela é muito melhor do que o controle químico (fumacê), método normalmente usado pelas prefeituras que apresenta risco à saúde e ao meio ambiente, exterminando além dos mosquitos muitas espécies de abelhas e outros seres vivos.
Segue abaixo a lista de materiais que usamos para construímos uma armadilha:
- Garrafa PET
- Pedaço de tule/mosquiteiro
- Lacre da tampinha da garrafa ou elástico
- Fita Isolante ou fita adesiva
- Lixa fina
- Estilete
- Isca (arroz, semente de girassol sem casca, açúcar ou alpiste)
Passo a passo:
1- Corte o funil da garrafa um dedo após a curva em seguida lixe-o para facilitar o pouso do mosquito;
2- Coloque o tule na boca da garrafa e prenda com o lacre ou com um elástico;
3- Coloque a isca no fundo da garrafa;
4- Encaixe o funil de ponta cabeça dentro do restante da pet;
5- Passe a fita adesiva nas bordas juntando o funil com o copo;
6- Encha de água até no máximo dois dedos acima da boca da garrafa;
7- Deixe a armadilha em um lugar calmo e com pouca intensidade de luz.
Assim quando o mosquito for depositar seus ovos eles irão escorregar pelo funil e passarão pelo tule pois medem apenas 0,4mm de comprimento, o que impossibilita de enxerga-los a olho nu, mas assim que eclodirem os ovos os mosquitos não conseguirão passar pelo tule e morrerão afogados.
Importante é trocar a água pelo menos uma vez a cada 15 dias, caso existam ovos ou mosquitos é aconselhável despejar a água em um recipiente e adicionar uma colher de cloro para mata-los, pois estima-se que seus ovos sobrevivem até 450 dias sem água!
A eficácia deste método de controle será maior se os moradores em um raio de 100 metros da sua casa fazer uso dele. Por isso deixamos uma sugestão: Que tal aproveitar e fazer alguns para distribuir aos seus vizinhos? Faça da sua rua a rua onde deseja viver.