Como remover um carrapato

Este fim de semana fui fazer uma trilha de bike próximo a Nazaré Paulista (SP) e trouxe além das fotos, um carrapato a tira colo. Foi assim que surgiu a curiosidade e necessidade de pesquisar qual a melhor maneira de remove-lo sem maiores prejuízos:

tickskin1 – Com auxílio de pinças, segurar o carrapato pela extremidade em que ele se fixa na pele e fazer movimento lento, mas firme, para retirá-lo. (evitar segurá-lo pelo meio do corpo).

carrapato-764866

Remova os carrapatos segurando-os com uma pinça pela extremidade mais próxima da pele possível e puxe-os para fora

2 – Na ausência de pinças isto pode ser feito com as mãos protegidas por luvas ou mesmo papel higiênico. Evite fazê-lo com as mãos desprotegidas, mas caso não haja outra opção é melhor retirá-lo mais rapidamente do que aguardar as condições ideais.

3 – Após ter removido o carrapato, desinfete o local da picada e lave as mãos com sabão e água.

4 – Não espremer, nem esmagar o carrapato porque seus líquidos podem conter bactéria Ricketsia rickettsii. A pele exposta acidentalmente aos líquidos do carrapato pode ser desinfetada com álcool ou com lavagem com água e sabão.

tickmouth

5. Em casos de infestação intensa, principalmente pelas larvas (micuim), que são dificilmente visíveis, o uso de sabonete à base de deltametrina pode ser mais eficaz do que a retirada manual um-a-um.

Nunca: queimar com fósforo ou por gelo ou outras alternativas, elas podem na verdade estimular a liberação de líquidos contaminados (linfa) pelos carrapatos. 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *