Porque Produzir e Comprar Localmente

Todos sabemos que a maioria dos produtos industrializados que consumimos vem do outro lado do mundo. Desde itens baratos até itens de luxo: Eletrônicos, roupas, máquinas, equipamentos de camping, etc…
Por que não fabricamos e consumimos produtos feitos aqui mesmo no Brasil? Para responder esta pergunta escrevemos algumas divagações:

Desde os tempos da colonização acostumamos a valorizar o que vem de fora em detrimento ao produzido aqui.  Como disse Luís Câmara Cascudo no Livro Rede de Dormir  Uma pesquisa Etnográfica:
“Sempre esperamos valorização do “nacional” pela opinião estrangeira…Se houver concordância é que estamos certo. no contrário, é tempo de “corrigirmos” a usança, evitando o atraso, a retrogradação… Nossos padrões são da “gente de fora”, embaixadores das terras sábias e dos povos cultos

 

Fonte: http://bit.ly/1NOVBcf
Caramuru-guaçu, 1958 Ernesto F. Scheffel


Devido a este histórico desenvolvemos o péssimo habito de acreditar que tudo que é importado é melhor do que é produzido em terras tupiniquins, inclusive já presenciamos diversas expressões de espanto ao informar que os produtos da Kampa são feitos no Brasil, pois achavam que era importado, devido a qualidade dos mesmos.

As grandes corporações, na maioria das vezes tem o foco voltado para a obtenção cada vez maior de lucro para assim satisfazer os executivos e acionistas.

Resumidamente, o raciocínio é bem simples: Se é o custo de importar é menor do que o de produzir localmente, que venha os containers do outro lado do mundo. Muitas vezes estas importações são realizadas sem saber as origens das matérias primas nem as condições de trabalho dos operários, conforme mostra este reality que enviou blogueiras de moda para trabalhar em fábricas no Camboja.

ciclo_comercioExistem muitas vantagens de se adquirir produtos produzidos no Brasil feitos com matéria prima nacional. Alguns exemplos: Gerar emprego e renda local, aumento a capacidade de compra dos trabalhadores e fortalecimento econômico da comunidade premiando o pequeno empreendedor, reduzir a emissão de carbono, ao diminuir a necessidade de transportar produtos por grandes distâncias, etc..

Por conta destes fatores que habitam nossa crença, desde a fundação da Kampa em 2002 produzimos todos os equipamentos no Brasil, usando apenas matéria prima nacional.
Acreditamos que através desta iniciativa estamos colaborando para um país melhor e mais justo.

2 respostas para “Porque Produzir e Comprar Localmente”

  1. Excelente amigos, nós da Pedarilhos temos imensa satisfação em ter a Kampa no nosso time de fornecedores e seus excelentes produtos em nossa vitrine. Além das vantagens que citaram, me ocorre mais uma, a de que nossos fornecedores nacionais por serem poucos e mais voltados à produção artesanal, conseguimos chegar ao ponto de conhecermos eles bem e sabemos que são praticantes das atividades a cujo uso seus produtos se destinam, conseguindo manter a qualidade alta aliada a um preço justo, como é o caso de vocês, e também dos nossos amigos da Ararauna, Alpamayo, Alto Estilo, Aresta. É bom demais ver que pensamos parecido e que podemos seguir juntos neste caminho! A preferência aos produtos nacionais sembre foi a base de nosso negócio, embora muitos itens que temos demanda ainda não encontramos no nosso país. Abraços e satisfação de ler esta mensagem de vocês hoje!

  2. Pedarilhos, vocês que pedalaram por esse imenso país sabem muito bem da desigualdade que temos. A ideia de produzir localmente é proporcionar um consumo consciente e colaborar para que essa desigualdade diminua.
    O prazer é todo nosso de ter vocês como parceiros.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *