Mochila Cargueira é Coisa de Índio

Poucos são os homens brancos cientes que foram os Índios sul-americanos que inventaram muita coisa que adoramos e Mochilausamos hoje em dia: o futebol, o preparo da mandioca, as redes de dormir e as mochilas cargueiras, são alguns dos exemplos, além de muitas outras invenções criadas pelos indígenas no ritmo da natureza, de maneira sustentável e ecologicamente responsável.
Os índios desenvolveram diversos modelos de bolsas e mochilas feitas com folhas e cipós trançados.
As mochilas cargueiras são feitas de trançado de cipó Titica ou o Ambé. Ambos são rígidos o que torna a mochila mais resistente possibilitando carregar a caça, frutas ou até mesmo uma criança.
Uma técnica empregada pelos índios é produzir as mochilas enquanto os cipôs ainda estão verdes, assim ela vai adquirindo aos poucos maior resistência com o envelhecimento.
Mochila3Apesar de nosso desconhecimento e falta de orgulho por estas genialidades, usufruímos muito destas invenções hoje em dia. Tamanho antagonismo foi o que motivou Andrea Bandoni a fazer um trabalho extenso de pesquisa para descobrir e documentar como estes preciosos objetos são construídos e fez nascer o livro Objetos da Floresta.


Para saber mais sobre essa surpreendente e equilibrada relação entre o homem e a natureza basta ler o e-book bilingue que esta disponível gratuitamente neste link: objetosdafloresta.com
 Fotos e vídeo extraídos do Livro Objetos da Floresta

3 respostas para “Mochila Cargueira é Coisa de Índio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *